quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Leão de Neméia


                                Leão de Neméia

                   


leão de Nemeia (em grego moderno: Λέων της Νεμέας, transl. Léōn tēs Neméas; em latim: Leo Nemaeus) é uma criatura damitologia greco-romana que habitava a planície de Neméia, na Argólida, aterrorizando toda aquela região. A terrível fera não podia ser morta por um homem normal por ter couro de de algo impenetrável para mortais(humanos) e todos os que tentavam enfrentá-lo ficavam completamente aterrorizados pelo seu rugido, que podia ser ouvido a quilômetros de distância. Além disso, arma alguma podia penetrar o couro do animal, e todos que o tentavam matar com lanças ou flechas acabavam sendo devorados.
A origem do Leão da Neméia é controvertida. Segundo algumas versões, era tido era filho de Tifão e Equidna. Outras lendas o dão como fruto da união de Equidna e seu próprio filho Ortros, o cão de duas cabeças. Outra versão é de que seria filho de Cérbero com Quimera, e portanto neto de Tifão e Equidna.
No primeiro dos seus famosos doze trabalhos, Héracles recebeu de Euristeu a missão de derrotar o Leão de Neméia, para dar fim à devastação que este causava. De início, Héracles tentou atingi-lo com suas flechas, inutilmente. Irritado, o herói aplicou com sua clavaum golpe tão tremendo na cabeça do animal, que este caiu desacordado. Depois de estrangulá-lo, Héracles extraiu o couro do animal com as próprias garras, uma vez que nenhuma arma de ferro o conseguia cortar ou perfurar. A partir daí Héracles passou a usar sua pele como um manto protetor, com a cabeça do leão servindo-lhe de elmo. 

Fonte do texto:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Le%C3%A3o_da_Nemeia

Fonte da imagem:
http://eventosmitologiagrega.blogspot.com.br/2010/09/hercules-e-o-leao-de-nemeia-o-mito-do.html

Manticore


                                  Manticore
               

Manticore, também conhecido como Manticora ou Mantichor, é uma criatura lendária, monstruosa, conhecida por ter ocorpo de um leão, a cara de um homem de olhos azuis e uma cauda parecida com a do escorpião, tendo também igual capacidade de atirar ferrões envenenados. A boca apresenta três camadas ou fileiras de dentes substituíveis(semelhante ao sistema dentário dos tubarões). Rezavam ainda as lendas sobre o Manticore que o seu rosnar era semelhante ao som de um trompete.
Por vezes pode também aparecer representado como animal alado, com o seu tamanho a variar entre o de um leão normal ou o de um cavalo.
Originário da Pérsia, tanto a lenda como o "animal", etimologicamente o seu nome deriva da expressão persa Mantikhoras(o "devorador de homens"). Os primeiros registos das "manifestações" deste ser remontam aos relatos provenientes das cortes dos reis da Pérsia, a partir do século X a. C.  também referências, sobre esta mesma besta,entre os Gregos, como Aristóteles, e Romanos, como Plínio, o Velho, o maior naturalista da Antiguidade. Na IdadeMédia, Manticore manteve-se no imaginário popular, tendo sido também ilustrado sobretudo nos bestiários. No séculoXVI voltou a ter nova expressão, servindo de motivo em algumas representações pictóricas maneiristas.
Diz a lenda que esta criatura antes de matar pedia sempre à vítima que lhe respondesse a uma charada ou enigma.
Atualmente, o mito diluiu-se mas podemos ver esta criatura representada em jogos de computador, filmes, literatura,ou outras artes.

Fonte do texto:http://www.infopedia.pt/$manticore
Fonte da imagem:http://heroesofolympus.forumeiros.com/t751-mvp-heroica-aaron-black-mettus-alceu-dinarte

Quimera


                                 Quimera
               
A quimera é uma figura mitológica que surgiu na Grécia Antiga, por volta do século VII a.C. Era representada, principalmente, por uma mistura entre o corpo de leão e de cabra. De acordo com a mitologia da Grécia, a quimera era uma espécie de fera que soltava fogo pelas ventas.
A Quimera fazia parte do imaginário popular da Grécia Antiga e era temida pelas pessoas. Os gregos acreditavam que este monstro vagava soltando fogo pelas regiões, destruindo cidades e matando rebanhos de animais.
De acordo com alguns mitos gregos, a Quimera surgiu da união entre Equidna (monstro com corpo de mulher e calda de serpente) e Tifão (deus dos vendavais).
De acordo com a mitologia grega, a Quimera foi destruída pelo herói grego Belerofonte com a ajuda de seu cavalo alado Pégaso.

Fonte de texto:
http://www.suapesquisa.com/mitologiagrega/quimera.htm

Fonte da imagem:
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/mitologia-grega/quimera.php